Artigos

Aqui você encontra artigos e publicações sobre a Psicossíntese.

Clique aqui para acesso a documentos e informações do Archivio Assagioli do Istituto di Psicosintesi/Firenze.

Em português

O Dinheiro e a Vida Espiritual

Por Roberto Assagioli

Um dos ensinamentos fundamentais da Psicossíntese é o de que “somos dominados por tudo com que ficamos identificados, mas podemos dominar tudo de que nos desidentificamos”. Em nosso mundo atual, o dinheiro desempenha um papel relevante na vida de todas as pessoas, famílias, grupos, nações e da humanidade como um todo. Faz-se necessário, assim, um reconhecimento mais consciente de como nos relacionamos com o dinheiro, para que ele possa estar a serviço da vida humana, em vez do contrário.


Há Muitos Tipos de Desejos

Por Roberto Assagioli

Neste artigo, Roberto Assagioli explora os diversos tipos de desejos e nos oferece importantes contribuições para contrabalançar estes impulsos básicos.


Animação – uma técnica da Psicossíntese

Por Roberto Assagioli

Este assunto pode gerar surpresa e fazer o leitor estranhar como a animação, que é um estado da mente, ou uma atitude interna, pode ser considerada uma “técnica”.


De que vivemos

Por Piero Ferrucci

Este é um capítulo do livro “O que podemos vir a ser” de Piero Ferrucci. Nele ele explora o extraordinário potencial do amor, suas expressões e indica caminhos possíveis para o cultivo dessa qualidade tão imprescindível na vida humana.


Para além da Crise

Por Roberto Assagioli

Neste artigo, Assagioli nos apresenta a necessidade e valor das crises: crescemos e evoluímos atravessando problemas e crises. Além disso, aponta um caminho para sair da crise através da busca e da descoberta de quem somos, através da consciência do Eu, livre de todas as identificações e como reflexo do Self.


MEDITAÇÃO SOBRE A GENTILEZA

Por Piero Ferrucci

Como fazer para ser gentil?
Existem técnicas para desenvolver um certo modo de ser e de agir?
A resposta é sim: podemos cultivar as qualidades da alegria, da confiança, da fé, da empatia, da generosidade e outras.


As técnicas de trabalho

Por Diana Whitmore

O trabalho experiencial deste livro requer que o educador e o participante estejam dispostos a entrar em uma experiência que pode alcançar níveis além da mente consciente. A intenção de usar aptidões como sentimentos, imaginação e intuição, é transformar o processo de aprendizagem numa aventura, preenchida com a profundidade e riqueza que estas aptidões oferecem.


Algumas citações sobre a Psicossíntese

Por Roberto Assagioli

Neste texto temos um compilado de citações sobre a Psicossíntese retiradas do livro de Roberto Assagioli:
Psicossíntese – Manual de princípios e técnicas.


Liberdade no cárcere

Por Roberto Assagioli

Neste artigo são apresentados trechos escritos por Roberto Assagioli quando foi aprisionado na Segunda Guerra Mundial acusado de pacifismo. Ele nos presentei com passos importantes de liberdade interna independente das circunstâncias que a vida nos apresenta. Boa leitura


Trabalhando com Subpersonalidades

Por Petra Guggisberg Nocelli

Trazemos aqui um trecho do livro da Dra. Petra Guggisberg Nocelli, “O Caminho da Psicossintese: Um guia completo das origens, conceitos e experiências fundamentais”, em particular, o item 4 do Capítulo I – “A Multiplicidade da Psiquê Humana e as Subpersonalidades” da quarta parte do livro, “O Coração da Psicossíntese – As Sete Experiências Fundamentais”. Este artigo fala sobre o trabalho com nossas subpersonalidades.


Coração motor da renovação

Por Marina Bernardi

Nesta live feita em abril de 2020, Marina Bernardi fala sobre o papel do coração como um aspecto muito importante para realizar o compromisso estabelecido por cada um consigo mesmo: “Eu não serei mais como antes.”


Desidentificação e Autoidentificação

Por Roberto Assagioli

Somos dominados por tudo aquilo com que nosso eu fica identificado.
Podemos dominar, dirigir e utilizar tudo aquilo de que nos desidentificamos.


Onde o vírus não alcança

Por Piero Ferrucci

Piero Ferruci nos conduz por uma reflexão através de seu relato a cerca do momento mundial de pandemina. “Nestes dias difíceis, as outras emergências mundiais pelas quais passei na minha vida vieram à mente. “


O MURO DO SILENCIO COMO CONSTRUTOR DE PONTES

Por Petra Guggisberg Nocelli

Reflexões sobre o uso da linguagem, do silêncio e sobre a emancipação da mente, do pensamento literal em Psicossíntese.


O despertar da alma

Por Roberto Assagioli

Neste artigo, Roberto Assagioli apresenta o trabalho de “purificação” que ocorre durante a empreitada de transformar os elementos inferiores da nossa natureza e unificar o nosso ser.


A VELHICE COMO FRUTO DA VIDA VIVIDA E COMO DOM

Por Roberto Assagioli

Através de um caminho que avança e carrega tudo que a vida poderia oferecer, ou o que já ofereceu a maturidade e mais ainda a velhice deveriam ser toda uma oferta. E então a velhice seria bela. Ao contrario, no momento que é reduzida a um lamento tanto incessante quanto estéril torna-se mesquinha e desinteressante.


Os problemas não se resolvem, são esquecidos

Por Diana Withmore e Piero Ferrucci

Muitas vezes, Assagioli fazia afirmações muito simples — e típicas suas — sobre a humanidade, sobre a vida e sobre a evolução, de uma profundidade e uma potência tais que às vezes nos escapavam. Se agora olharmos mais de perto essas afirmações estilo Zen, descobriremos o quanto são profundas, úteis e reveladoras.


OBSTÁCULOS ÀS EXPANSÕES DA CONSCIÊNCIA E SUA ELIMINAÇÃO

Por Sergio Bartoli

O tema ‘Conquista e exploração da consciência’, tratado este ano no curso do Instituto de Psicossíntese propõe hoje, o encerramento do próprio curso, um aceno realista aos muitos obstáculos que, como pesos ou estorvos ou como cordas e apegos, tornam tal tarefa muitas vezes difícil e por vezes irrealizáveis.


PSICOLOGIA HUMANISTA E TRANSPESSOAL MASLOW E A PSICOSSÍNTESE

Por Piero Ferrucci

Suponhamos que queremos descobrir qual o tempo mínimo que o homem deve empregar para correr um quilometro, ou como fazer para melhorar nossa capacidade de correr velozmente: é claro que não estudaremos um homem comum, mas um atleta. Assim se quiséssemos descobrir até a que altura pode crescer a espécie humana, começaremos a examinar os homens mais altos, e não os mais baixos, ou os de estatura média.


DO INCONSCIENTE COLETIVO À CONSCIÊNCIA TRANSPESSOAL

Por Bruno Caldironi

O tema da aula é muito absorvente e eu certamente não conseguiria, nem mesmo se tivesse à disposição um dia inteiro, relatar-vos o pensamento condutor que segui durante a realização. Hoje só posso compartilhar uma sensação, um traço, a ser desenvolvido com vocês e comigo mesmo. A minha exposição, justamente porque fragmentada, tem a tarefa de suscitar uma impressão.


A PSICOLOGIA E A EXISTÊNCIA HUMANA

Por Roberto Assagioli

O próprio fato de estar vivo, de existir, de maneira independente e em relação com os outros, o estar no mundo, segundo a expressão de Heidegger, coloca-nos diante de uma série de situações que podemos chamar “existenciais”.


Expansão da Consciência: Conquista e Exploração dos Mundos Internos

Por Roberto Assagioli

Atualmente, a humanidade encontra-se em um estado de grave crise coletiva e individual: há um senso geral de insatisfação, de descontentamento pela vida comum; há a procura de algo diferente, de outra coisa. Não é necessário que se insista nisto, uma vez que a coisa é conhecida e desenvolve-se continuamente sob nossos olhos. Esta procura de algo diferente, esta rebelião contra a vida comum acontece de duas formas, e em ambos os casos tende e leva à expansão da consciência.


A ARTE E TÉCNICA DO SILÊNCIO

Por Roberto Assagioli

Poderia parecer uma contradição, ou pelo menos um paradoxo, falar do silêncio, mas na realidade não é assim. Como acontecem com muitos pares de opostos, os dois polos não são antagônicos, não se excluem; ambos são necessários. O problema não consiste em eliminar um deles, mas na sábia regulação de ambos; este é um aspecto, uma aplicação importante da lei das Corretas Relações.


A TRANSFORMAÇÃO E SUBLIMAÇÃO DAS ENERGIAS PSÍQUICAS

Por Roberto Assagioli

Através da transmutação e sublimação é possível impedir que forças destrutivas transforme-se em guerras e que haja sucesso na tentativa, que é agora feita, pelos indivíduos de boa vontade, para unir todos, para criar uma síntese mundial, para realizar uma nova e superior civilização verdadeiramente humana.


OS SONHOS TORNAM-SE REALIDADE: A LIBERDADE DE SER PLENAMENTE HUMANO

Por Will Parfitt

Wil Parfitt discorre sobre o seus questionamentos da liberdade humana.


OS MISTÉRIOS DO “EU”

Por Roberto Assagioli

A partir da percepção interna é possível ter um ponto de partida para uma experiência mais segura, uma verificação mais direta, a certeza imediata que possuímos: a consciência de nós mesmos, do nosso “eu”.


OS CONFLITOS MORAIS

Por Roberto Assagioli

Em sentido lato todas as crises e conflitos são psicológicos, porque se desenvolvem no conjunto da nossa psique.


ALEGRIA

Por Roberto Assagioli

Nós a experimentamos como um sentimento, mas ela também deveria ser considerada como uma energia, como uma manifestação viva e dinâmica da Vida.


O EU TRANSPESSOAL

Por Diana Whitmore

A Psicossíntese Transpessoal é um processo que possibilita o indivíduo explorar aquelas regiões cheias de mistério e maravilha que estão além da consciência ordinária.


A VIDA COMO UM JOGO E UM DESEMPENHO DE PAPÉIS

Por Roberto Assagioli

Como regra geral, nós vivemos a vida mais ou menos como ela vem. Contudo, viver é na realidade uma arte e deveria ser a maior de todas as artes.


O ESPÍRITO DA PSICOSSÍNTESE

Por Diana Whitmore

Neste texto Diana faz um depoimento sobre o contato de vários meses que teve com Dr. Roberto Assagioli, na Itália, em 1974.


CRISES E CONFLITOS PSÍQUICOS

Por Roberto Assagioli

A questão das crises e dos conflitos psíquicos constitui-se num tema de interesse geral, uma vez que é uma experiência pela qual passamos ou passaremos. Faz parte da dinâmica da vida.


A EXPLORAÇÃO E A CONQUISTA DO MUNDO INTERNO

Por Roberto Assagioli

Exercícios e Treinamentos: o exercício da ascensão.
Existe uma constatação óbvia para que qualquer um reflita, mas da qual muitos não se dão conta ou esquecem: o homem é na realidade um ser psíquico que vive em um mundo psíquico.


A ALEGRIA DA SABEDORIA

Por Roberto Assagioli

Os antigos apreciavam enormemente o riso, que consideravam um presente divino e um remédio eficiente. Nunca houve um tempo em que tal remédio tenha sido mais necessário…


A Psicossíntese do Matrimônio

Por Roberto Assagioli

Neste artigo o autor discorre sobre a psicossíntese do casal e a eliminação de dois fundamentais erros e ilusões: a busca do prazer da felicidade e a busca da estabilidade.


LEIS DA VONTADE – A VONTADE BOA

Por Roberto Assagioli

Esta vontade boa não deve ser confundida com os desejos, as veleidades, as aspirações idealistas de tantas pessoas boas; ela é um propósito firme, é potência e ardor; é uma união de força e de bondade, uma força que quer ser boa.


A VONTADE SÁBIA

Por Roberto Assagioli

O verdadeiro ofício da vontade é dispor, estimular, frear, dirigir as atividades dos vários elementos e energias da psique, com objetivo de nos conduzir ao fim ao qual nos propusemos.


PARA CONSEGUIR, SABER QUERER: a direção da execução

Por Roberto Assagioli

Neste artigo Roberto Assagioli apresenta os estágios da vontade assim como aprofunda na compreensão sobre a direção da execução, a última parte da ação volitiva.


TÉCNICAS DO DECIDIR – A AFIRMAÇÃO

Por Roberto Assagioli

Depois de ter deliberado, escolhido, decidido, começa o processo da específica e verdadeira atuação da vontade, ou mais precisamente, daquilo que se quer que seja, que aconteça, que se manifeste e o primeiro passo desta fase consiste na afirmação.


ESTÁGIOS DA VONTADE – Deliberação e Decisão

Por Roberto Assagioli

Lição 2.
Neste artigo Roberto Assagioli fala sobre dois estágios da vontade: deliberação e decisão.


ESTÁGIOS DA VONTADE – Planejamento e Programação

Por Roberto Assagioli

Lição 3.
Neste artigo Roberto Assagioli fala sobre dois estágios da vontade: planejamento e programação.


A Beleza

Por Piero Ferrucci

Piero Ferrucci neste capítulo de seu livro “O Que Podemos Vir a Ser” fala da tamanha relevância da Beleza na vida interior do ser humano e, ao mesmo tempo, de sua qualidade abstrata e impalpável.


ACEITAÇÃO E MUDANÇA

Por Will Parfitt

Se aprendemos a aceitar o que está acontecendo, sem nos identificarmos com a necessidade de mudar, começa a ser criado um espaço para as coisas mudarem ou não, de acordo com as reais necessidades.


A Vontade

Por Por Roberto Assagioli

Neste artigo, Roberto Asagioli começa aboradar o tema da Vontade: uma das grandes contribuições da Psicossíntese à Psicologia. A vontade está no centro de toda atividade consciente seja ela interna ou externa.


Conflitos e Crises Espirituais

Por Roberto Assagioli

Este artigo busca trazer à luz o significado das singulares experiências interiores, que costuma preceder o despertar da alma e traz algumas características psicológicas para ampliar a compreensão sobre o tema.


Como resolver Conflitos

Por Roberto Assagioli

Neste artigo Roberto Assagioli fala sobre modos para resolução ou prevenção dos conflitos produzidos pelas energias combativas e agressivas.


A Constituição Psicológica do Ser Humano

Por Roberto Assagioli

Neste artigo, Roberto Assagioli, busca ilustrar a constituição do ser humano em sua realidade viva e concreta, através do diagrama do ovo.


PSICOSSÍNTESE NA EDUCAÇÃO

Por Roberto Assagioli

Se as técnicas de Psicossíntese constituem uma terapia eficaz, como são, quão melhor prevenir a necessidade de uma terapia posterior usando as técnicas psicossintéticas no início da educação?


JUNG E A PSICOSSÍNTESE (aula 1)

Por Roberto Assagioli

Primeiro texto sobre Jung e a Psicossíntese.
Texto extraído dos cursos ministrados aos domingos por Dr. Roberto Assagioli no Istituto di Psicosintesi, Florença, 1966.


JUNG E A PSICOSSÍNTESE (II) – A TERAPIA (aula 2)

Por Roberto Assagioli

Segundo texto sobre Jung e a Psicossíntese.
Texto extraído dos cursos ministrados aos domingos por Dr. Roberto Assagioli no Istituto di Psicosintesi, Florença, 1966.


JUNG E A PSICOSSÍNTESE – TERAPIA E EDUCAÇÃO (aula 3)

Por Roberto Assagioli

Terceiro texto sobre Jung e Psicossíntese.
Texto extraído dos cursos ministrados aos domingos por Dr. Roberto Assagioli no Istituto di Psicosintesi, Florença, 1966.


COMPREENDENDO OS OUTROS

Por Roberto Assagioli

Quando procuramos descobrir o que causa os atritos e lutas que tanto perturbam e fazem sofrer indivíduos e grupos, percebemos que uma das principais causas está na falta de compreensão.


CADA UM DE NÓS É UMA MULTIDÃO

Por Diana Whitmore

Este artigo é parte de seu livro “Joy of Learning, Aquarian Press, Dartford, UK – 1990, capítulo 4”. Dentro de nós há muitos sentimentos, pensamentos e sensações.


PROPÓSITO E SIGNIFICADO – AVALIAÇÃO

Por Sônia M. de Lima

Geralmente pensamos em avaliação como um momento pré-determinado, ao final de um processo, para demonstrar, provar o quê e o quanto aprendemos…


RELACIONAMENTOS

Por Andrée Samuel

Há várias formas de relacionamentos e há também várias qualidades de relacionamentos. O que a Psicossíntese nos convida a fazer quando questionamos nossas relações com o mundo à nossa…


PRATICANDO A PSICOSSÍNTESE

Por Andrée Samuel

Observações com alunos, clientes, participantes dos workshops com relação à aplicação da Psicossíntese, à sua prática, à sua vivência.


AS ESTAÇÕES DA VIDA

Por Mariagrazia G. Sassi

O que é o tempo?
E eu quem sou no tempo?
Essa e outras questões são refletidas neste artigo.


LEIS E PRINCÍPIOS UNIVERSAIS

Nos anos 1960, Dr. Roberto Assagioli reuniu um grupo de discípulos de diversos países da Europa e dos Estados Unidos. Eles se encontraram com ele na Itália e prepararam uma coleção de folhetos sobre as Leis e Princípios, bem como as técnicas.


6 CADERNOS PARA ESTUDO E MEDITAÇÃO SOBRE AS LEIS E PRINCÍPIOS UNIVERSAIS

Aborda técnicas da Psicossíntese e de meditação para a compreensão das Leis e Princípios Universais. É composto por 6 cadernos de estudo por 1 ano.


Em italiano

Em inglês